domingo, 11 de janeiro de 2009

Avaí-2009 - por Lédio Carmona

Há exatos 30 anos atrás, o Avaí se despedia da Série A. E uma curiosidade marca as quatro participações do Leão na competição nacional. Como o estádio Adolfo Konder não reunia condições para receber os jogos do campeonato, o clube recebeu todos os seus jogos no Orlando Scarpelli, casa do rival Figueirense.

Inserido em uma nova realidade, o clube precisa adotar uma política “pés no chão”. Montar um time competitivo dentro das suas possibilidades e brigar pela manutenção na elite. O Avaí certamente irá brigar pelo Estadual, mas não deve se iludir com um eventual título que possa ocorrer. 2009 será um ano de aprendizagem para o clube.

Um dos destaques do time na campanha de acesso, Eduardo Martini, segue soberano no gol. As laterais, porém, atormentam a cabeça de Silas nesse início de ano. Mas a diretoria estuda alguns nomes para a posição. Ferdinando tem vaga cativa na direita. Mas o reserva Michel foi dispensado, e o veterano Arlindo Maracanã sofre constantemente com lesões.

Do outro lado, com a dispensa do seguro Zé Rodolpho, Eltinho, ex-Flamengo, assumiu o posto. O jogador é uma aposta de risco, pois atuou apenas 45 minutos pelo rubro-negro e está há quase um ano sem jogar uma partida completa. No banco, Fábio Fidélis, improvisado, não deslanchou, e Douglas ainda é muito jovem.

A defesa é o setor mais bem servido da equipe. André Turatto chegou ao clube há apenas três meses, mas rapidamente se tornou capitão da equipe. Émerson, o zagueiro artilheiro, completa o miolo de zaga. Cássio deixou o Avaí, mas o clube conta com o irmão gêmeo do atleta, Rafael, além do recém-contratado Leandro Bambu, que de destacou no Joinville em 2007.

No meio, uma profusão de dúvidas. Batista, motor e líder da equipe, e Válber – será que ele volta? –, veloz e habilidoso, farão falta à equipe. Será que Davi e Pingo serão capazes de substituí-los à altura? A única certeza fica por conta do meia Marquinhos – sim, aquele mesmo, ex-Flamengo e São Paulo –, o cérebro da equipe, que fez uma excelente Série B.

O ataque é composto pelo experiente Evando, e pelo centroavante William, campeão brasileiro pelo Santos em 2002 e 2004. No banco, o clube aposta em diversas promessas como Fernando, Thiago, Rafael Costa, e por aí vai. Mas desde a saída de Vandinho, o time necessita de uma referência.

No retorno à elite, Silas, eleito o melhor treinador da Série B, terá a difícil missão de livrar o time da degola. Torcida não irá faltar. E Guga promete estar sempre presente na Ressacada.

Quem chegou: Léo Gago (Volante, Paraná); Davi (Meia, Bragantino); Pingo (Volante, Busan/COR); Leandro Bambu (Zagueiro, Atlético Paranaense); Eltinho (Lateral esquerdo, Flamengo)

Podem chegar: Leonardo (Atacante, Paraná); André Moritz (Meia, Kasimpasa/TUR); Vandinho (Atacante, Flamengo); Anderson Palm (Lateral esquerdo, CRB); Ávine (Lateral esquerdo, Bahia); Murilo (Lateral direito, Paraná); Nego (Lateral direito, Bragantino)
Quem saiu: Cássio (Zagueiro, Fluminense); Douglas (G-Guarani/SP); Michel (Lateral direito, dispensado); Zé Rodolpho (Lateral esquerdo, dispensado); Paulão (Zagueiro, dispensado); Fabrício (Zagueiro, dispensado); Cocito (Volante, dispensado); Juliano (Meia, dispensado); Abuda (Atacante, Paraná); Batista (Volante, Botafogo); Wendell (Volante, dispensado); Jandson (Atacante, Novo Hamburgo); Jeff Silva (Lateral esquerdo, Mirassol) Podem sair: Válber (Meia)


Time-base (4-4-2): Eduardo Martini, Ferdinando André Turatto, Émerson e Eltinho; Marcus Vinícius, Pingo, Davi (Válber) e Marquinhos; Evando e William.
Técnico: Silas
Fonte: http://colunas.sportv.com.br/jogoaberto/2009/01/09/avai-2009/

1 Comentário:

Lu disse...

só não concordo que ficamos sem referencia depois da saída do vandinho. acho que ficamos sem referencia quando saem do campo o willian ou evando, mas se os dois estiverem bem não tem nem lugar pro vandinho nesse time.

outra coisa, esse tal de avine é bom mesmo... me lembro dele no jogo contra o avaí. cara chato, briguento, bem habilitoso, ganhpu algumas bolas dos nossos zagueiros...

7 anos em 1

7 anos em 1

O Melhor ano da História

O Melhor ano da História

Campeão Catarinense 2009

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO