quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Estréia no AvaíMania - confira na íntegra, só dessa vez ...

Colocação história


* Por Marcos Lacerda Queiroz

Durante a década de oitenta, um conhecido cronista da capital do estado repetia, de forma goebeliana, que no ano de 1975 “o Figueirense disputou a semifinal do Campeonato Brasileiro daquele ano, ficando entre os quatro maiores clubes do Brasil”. Foi uma informação equivocada (e ainda não entendo porque ele de fato acreditava naquilo), mas bastante repetida, e na qual muitos acreditaram. O fato é que o Figueirense, naquele ano, terminou o torneio na 21ª. posição, não obtendo classificação para a terceira fase do certame.

De qualquer forma, considerando o potencial abaixo da linha medíocre dos clubes catarinenses naqueles tempos, até que foi uma boa campanha. Tanto que somente foi igualada em 1980 pelo Joinville e superada pelo mesmo clube onze anos depois, este que, aproveitando-se de forma competente de um atalho no torneio, que separou os “grandes” dos “pequenos”, galgou a 8ª. posição, algo invejável e dificilmente superável.

Tanto que somente duas décadas depois, em 2006, o Figueirense retomou o galardão, atingindo a 7ª. Posição, sendo novamente o clube catarinense com melhor colocação nos campeonatos brasileiros. Mas a história continua e o mundo gira, e gira rápido.

Três anos depois, o Avaí voltou a disputar a Série “A” do Campeonato Brasileiro, após 30 anos fora do certame. Muitas vezes até ironizado pelos torcedores adversários por esta condição, fez o clube azurra o impensável: na primeira temporada, terminou o campeonato em 6º. lugar (com a competição disputada por pontos corridos), superando as marcas que Figueirense, Joinville e Criciúma levaram três décadas para construir ou tentar construir. Daí tiramos duas conclusões, uma para o futuro, outra para ser saboreada agora.

A primeira, que a história de fato não termina. A excepcional campanha do Avaí agora é um desafio, cada vez mais difícil, a ser superado por quem quiser e puder tentar (além do próprio Avaí). O concorrente terá, agora, que conquistar a 5ª. posição no campeonato, o que é quase a classificação para a Taça Libertadores da América.

A segunda, que na primeira tentativa em pontos corridos, o pavilhão azul e branco cobriu de uma única vez as bandeiras de todos os clubes catarinenses, enchendo de orgulho o torcedor avaiano e de honras os heróis que participaram desta brilhante campanha. O Avaí soube aproveitar o seu momento e, num campeonato em que começou apelidado de “elevador do Beto Carreiro, que demora muito para subir, mas despenca rapidinho” e na última posição isolada nas dez primeiras rodadas, terminou brilhando como o clube catarinense com a melhor campanha em toda a história do Campeonato Brasileiro.


* Marcos Lacerda Queiroz é dentista, de DNAzul e uma apaixonado pelas histórias do Avaí, seus amigos o chamam de encilopédia ambulante do Avaí.

Seja o primeiro a comentar

7 anos em 1

7 anos em 1

O Melhor ano da História

O Melhor ano da História

Campeão Catarinense 2009

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO