quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Seis clubes entre a esperança e o abismo na Série B

Nesta semana, Visão Alternativa comenta a situação de clubes que estão na zona de rebaixamento ou próximos dela. Momento delicado para tais agremiações e, ao mesmo tempo, emocionante para quem acompanha de fora. Assim como a briga por uma vaga no G-4 é bastante acirrada, a disputa nas últimas colocações também não é menos disputada. Apenas com uma diferença: ninguém quer integrar este grupo constituído pelos quatro piores da Série B.

Se considerarmos o CRB uma equipe com poucas chances de se livrar da zona da degola, pelo menos por agora, temos então seis clubes em situação clara de desespero. Brasiliense (20 pontos), Marília, Criciúma, Paraná, América-RN e Fortaleza (todos com 23 pontos), são os times que precisam dar uma guinada definitiva se quiserem disputar a Série B em 2009.

É difícil imaginar alguns destes clubes tendo uma reação espetacular na tabela, a ponto de brigarem pelo G-4 nas últimas rodadas. O que as comissões técnicas destes times precisam, antes de tudo, é trabalharem a cabeça de seus atletas no sentido de mostrarem para os mesmos o real objetivo deles no Campeonato Brasileiro da Série B 2008. Todos começam a Série B com o sonho de ingressar na elite, no ano posterior. Isso é senso comum. Porém, quando os rumos desta trajetória se tornam inviáveis, é de suma importância delinear novos objetivos para que uma tragédia não acabe acontecendo. É justamente por este momento crucial que as equipes que enumeramos anteriormente passam. Se o feito de estar entre os quatro primeiros colocados na tabela está distante, é preciso por os pés no chão e conquistar algo mais palpável.

E o mais palpável para eles, no contexto atual, seria mesmo a presença na Série B 2009. Se é complicado juntar forças e equilibrar os desejos ambiciosos de um grupo grande de jogadores, misturados com as naturais decepções dos mesmos, o êxito nesta missão pode ajudar a preparar o clube para vôos mais altos na próxima temporada.

O maior exemplo de que tudo pode ser superado e melhorado com um trabalho bem desenvolvido está no confronto que teremos entre Santo André e Avaí, no próximo sábado. Os dois times estão realizando um excelente campeonato e estariam classificados para a Série A hoje. Pois alguém lembra em que lugar ambos terminaram a Série B em 2007? Santo André em 14º e o Avaí em 15º lugar, bem próximos da zona de rebaixamento.
O que se notou na campanha destes dois clubes no ano passado foi um esforço para se segurarem na Série B. Passado o susto, planejaram com inteligência o começo de 2008 e fazem atualmente duas das melhores campanhas da competição. Sábado que vem é dia de se encontrarem para fazer um grande jogo, dando um orgulho imenso para suas torcidas.

Pequenos detalhes podem definir se o ano de um clube vai ser bom ou ruim. E são estas minuciosas escolhas que os clubes ameaçados pelo rebaixamento na Série B 2007 precisam analisar e escolher com extrema cautela. A partir de agora, qualquer gesto ou medida podem ser o diferencial para definir meses mais prósperos e seguros ou um futuro com um abismo escuro e sem fim.
Fonte: Henrique Coelho - FBA Futebol

Seja o primeiro a comentar

7 anos em 1

7 anos em 1

O Melhor ano da História

O Melhor ano da História

Campeão Catarinense 2009

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO