quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Avaí Social Clube: Compartilhando Sonhos

O case "Avaí Social Clube – Compartilhando Sonhos", vencedor do Top de Marketing 2009 da ADVB-SC, é o resultado concreto do processo de modernização e profissionalização da gestão do clube. As diretrizes começaram a ser implementadas em março de 2004 quando o professor Enio Gomes, atual Diretor de Planejamento do Avaí Futebol Clube, desenvolveu o Planejamento Estratégico 2004/2009. O primeiro passo dado foi a execução de um diagnóstico estrutural que mediu a real possibilidade de ações e estratégias que pudessem atingir o desenvolvimento e os resultados esperados pela instituição. "A necessidade de mudar a forma administrativa veio à tona devido ao processo global de modernização do futebol, principalmente nos países europeus. Alguns clubes começaram a focar suas gestões em uma gradual transformação em empresas como única saída para a sobrevivência. O resultado dessa sistematização, com a profissionalização da gestão, nos permitiu novas fontes de receitas, ações de marketing e, consequentemente, a satistação do torcedor", afirmou Enio Gomes.

Baseado nos princípios de "Philip Kotler", autoridade reconhecida mundialmente na formulação de estratégias de marketing, o planejamento do Avaí Futebol Clube estabeleceu etapas na seguinte ordem: Definição do Escopo Organizaional; Visão, Missão e Valores; Análise do Ambiente; Definição dos objetivos e metas; Formulação de estratégias; Formulação do programa de ações; Implementação; Avaliação e controle.

Visão, Missão e Valores

A Visão do Avaí Futebol Clube consiste em ser referência no esporte pela excelência na gestão, com reconhecimento permanente no cenário esportivo nacional e internacional. A missão é proporcionar aos associados satisfação e orgulho por meio de conquistas e títulos. Os valores concentram-se nos seguintes princípios e compromissos: humanismo, responsabilidade social, competência administrativa, respeito ao torcedor, unidade, sinergia, comprometimento, gestão pró-ativa, inovação nos processos, espírito vencedor, ética, transparência, dignidade, honestidade, doação, paixão e valorização da trajetória histórica do clube.

Resultados

Os resultados abrangem as diversas áreas do clube. Além das conquistas do futebol, e das modalidades olímpicas, o Avaí alcançou as metas administrativas previstas no período entre 2004 e 2009. O quadro de sócios aumentou em cerca de 500%, passando de 2.763 em 2004 para 13 mil esse ano. A meta é atingir 20 mil sócios adimplentes até dezembro de 2010. As mulheres representam hoje 18% do número total de sócios do Avaí Futebol Clube. O crescimento da presença feminina no clube é da ordem de 729% de 2004 para cá. Outro resultado importante está na área de licenciamento de produtos. Em 2007, o clube tinha cerca de 80 ítens. Esse ano já são 1,5 mil e a previsão é de 3 mil artigos com a marca Avaí para 2011.

O futuro

O trabalho de profissionalização da gestão do Avaí Futebol Clube vai continuar. Principalmente na ampliação e modernização do estádio da Ressacada, no crescimento do patrimônio e na aquisição de novos sócios. Para 2011, a meta é ter 25 mil sócios e ampliar a capacidade do estádio para 32 mil lugares.

Fonte: Site Oficial do Avaí / Foto Blog do Sandro

Nota do Blog: Veja todos os ganhadores deste ano clicando AQUI ! Fico muito feliz com este prêmio pois, assim como muitos outros avaianos, pude de alguma forma fazer parte deste processo. Lá em 2004 quando o Prof. Ênio começou as reuniões para a elaboração do planejamento no Restaurante do Avaí, participei destas reuniões. E agora na confecção do material dei minha pequena parcela de contribuição em parte do material falando das redes sociais e o poder de mobilização destes junto a torcida, com diversos exemplos. Parabéns ao Avaí, ao Prof. Ênio, o nosso Presidente Zunino e todos os envolvidos neste prêmio.

Seja o primeiro a comentar

7 anos em 1

7 anos em 1

O Melhor ano da História

O Melhor ano da História

Campeão Catarinense 2009

  ©Template by Dicas Blogger.

TOPO