Fatores de Decisão do Torcedor
Nada melhor do que em um momento onde o Avaí atravessa uma grande fase para tentar entender os fatores que fazem um torcedor ir ao estádio, várias foram as pesquisas feitas sobre isso em todo o mundo, vou apresentar dados retirados do Livro Marketing Esportivo, a reinvenção do esporte na busca por torcedores de Irving Rein, Philip Kotler e Ben Shields, abaixo:
Desempenho da Equipe - 35 %
Custo acessível - 25 %
Acomodações - 15 %
Instalações Gerais - 10 %
Estacionamento - 10 %
Alimentação - 5 %
Além disso é muito importante o clube tentar descobrir qual a escala de envolvimento que seu torcedor tem com o time, mesmo sem pesquisa sobre isso já é constatação o Avaí tem uma grande porcentagem de torcedores fanáticos, que nunca abandonam o time, no mesmo livro os autores, definem a escala de envolvimentos dos torcedores em: Indiferentes, Curiosos, Gastadores, Colecionadores, Agregados, Conhecedores e Fanáticos.
Cabe então ao Avaí descobrir qual o perfil de seu torcedor, para desenvolver suas ações com base nesse conhecimento, e até trabalhar a evolução de seus torcedores nesta escala, para a cada dia ter mais torcedores cada vez mais envolvidos com o clube.
1 Comentário:
Eu acho que "acesso ao estádio" deve ter uma fatia considerável na "pizza" do Avaí pra esse assunto :)
[]'s
Cristian
Postar um comentário